SHOW - BANDA GAÚCHA EMBALO DA SERRA EM CURIÚVA
Anuncie aqui !
Ministério Público

Em Telêmaco Borba, MPPR emite recomendação à prefeitura e à câmara de vereadores para coibir a prática de nepotismo cruzado

A 4ª Promotoria de Justiça da Comarca verificou diversas nomeações nos dois órgãos de pessoas que mantinham relações de parentesco com agentes públicos que estavam à frente dos poderes legislativo e executivo do Município.

28/05/2019 22h22
Por: Portal Curiúva
Fonte: Assessoria de comunicação
481
Divulgação
Divulgação

No município de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, o Ministério Público do Paraná expediu recomendação administrativa à prefeitura municipal e à câmara de vereadores com o objetivo de coibir o nepotismo cruzado entre os órgãos. O documento foi elaborado após investigação que identificou a ocorrência da prática entre os referidos poderes (denominada nepotismo interinstitucional ou transnepotismo).

A 4ª Promotoria de Justiça da Comarca verificou diversas nomeações nos dois órgãos de pessoas que mantinham relações de parentesco com agentes públicos que estavam à frente dos poderes legislativo e executivo do Município. Os fatos vêm ocorrendo desde 2017. Ao expedir a recomendação, o MPPR destaca que a prática “se materializa nas trocas de favores entre os poderes, em que o agente político, valendo-se de sua prerrogativa de nomeações de cargos em comissão, utiliza-se para fins de nomeação de apadrinhados ou mesmo parentes de outros poderes”.

Com a recomendação, o MPPR orienta que os chefes dos referidos poderes se abstenham de permitir o provimento – por nomeação ou contratação –, em cargos públicos municipais em comissão e funções de confiança, de pessoas que estejam na condição de cônjuge, companheiro ou parentesco (consanguinidade, afinidade ou civil), até terceiro grau com o prefeito municipal, vice-prefeito municipal, vereadores, secretários municipais, ocupantes de cargos comissionados e funções de confiança, inclusive a nomeação cruzada (nepotismo cruzado) das pessoas nestas condições. A proibição estende-se às contratações de pessoas jurídicas cujos sócios ou administradores possuam a mesma condição.

Além disso, no prazo máximo de dez dias, deverão ser exonerados dos respectivos cargos, treze pessoas – duas na câmara e onze na prefeitura – cujas nomeações configuram a prática de nepotismo interinstitucional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Curiúva - PR
Atualizado às 03h25
12°
Pancada de chuva Máxima: 23° - Mínima: 11°
12°

Sensação

11.6 km/h

Vento

92.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Futurama Supermercado
Farmácia DrogaMais Curiúva
Municípios
Posto Curiúva
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio